sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Prova 1º ano sociologia com gabarito

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SANTA RITA
PROVA 3º BIMESTRE - SOCIOLOGIA
NOTA_______________ Pensamento do dia: O Aluno que pensa que pescando esta fazendo o professor de bobo se engana, pois faz a si próprio. “Meire Arruda “
ALUNO:
CURSO: SÉRIE: 1° ANO N°: CONTEÚDO: FATOS SOCIAIS
PROFESSOR: Meire Arruda DATA: / Junho / 2011

1)Émile Durkheim escreveu em seu livro As regras do método sociológicos que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações.Relacione os três princípios básicos de fatos sociais.
(1 )A coercitividade
( 2)A exterioridade
(3 )A generalidade
( ) OS fatos sociais são exteriores a pessoa e não dependem de sua consciência.
( )Força que a sociedade exerce sobre os pessoas, obrigando-as, através do constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes;
( )Os fatos sociais são coletivos e permeia toda a sociedade sobre a qual atuam.

A) 2,1,3
B) 1,3,2
C) 2,3,1
D) 3,2,1
E) 3,1,2


2)Conhecemos nesse bimestre Émile Durkheim. Completa as lacunas.
É considerado, ao lado de Karl Marx e Max Weber, um dos pais da _____________. Formado em Direito e Economia, tornou a sociedade como _______________ de estudo, com natureza e dinâmica _______________, rompendo com a tendência então dominante de reduzir os fenômenos sociais a experiências _________________.Foi influenciado pelo ___________ de Augusto Comte, para quem a vida social era regida por leis e princípios a serem descobertos a partir de métodos associados as ciências físicas e Biológicas.Conceitos como o de fato social e o de anomia mostram seu ___________ em compreender a sociedade a partir de suas leis e regras.Suas principais obras são:_____________ (1897), Da divisão do trabalho social (1893), As regras do método Sociológico(1895) e As formas elementares da vida religiosa (1912).Nasceu em Épinal, França, 15 de ____________ de 1858 e morreu em 15 de Novembro de( 1917).
A) Sociologia – objeto – O suicídio- próprias- positivismo -individuais-- esforço- Abril
B) Sociologia – objeto – próprias- individuais- positivismo- esforço- O suicídio- Abril
C) Sociologia – objeto – O suicídio - positivismo- próprias- individuais- esforço- Abril
D) Sociologia – objeto – O suicídio- - positivismo- esforço- - Abril - próprias- individuais
E)Nenhuma

3)Marque as opções que falam de direito e anomia
A) Na solidariedade mecânica a pessoa que transgride as regras sofre o direito penal ( é punido por todos) tendo em vista que o mal feito a um atinge a todos, porque representa uma ruptura com os elos de solidariedade que tão fortemente unem o grupo
B)Nas sociedades complexas em que precisamos ser solidário não porque somos iquais, mais justamente porque somos diferentes também convivemos com regras mais a falta desta não afeta o coletivo e sim a pessoa separadamente a punição e o direito restitutivo onde o transgressor repara o erro com aquele que foi prejudicado.
C)os seres humanos são naturalmente egoísta.
D)Apenas as opções A e B Nos fala sobre direito e anomia
E)Nenhuma.

4) Mostre conhecimento marcando as opções que nos informa sobre a solidariedade orgânica.
A)Ela é fruto justamente das diferenças que ficam claras graças à nova divisão do trabalho.
B)Em decorrência da nova divisão, os indivíduos executam tarefas que por serem especializadas, contribuem para o funcionamento do organismo social.
C)A nova divisão social do trabalho a que Durkheim se refere diz respeito não apenas á especialização de funções econômicas, mais também à segmentação da sociedade em diferentes esferas e ao surgimento de novas instituições, como estado, a escola ou a prisão
D)Sua sobrevivência depende de muitos bens e serviços que outros podem oferecer.Cada indivíduo se vê assim, ligados aos demais.Mais há outra razão pela qual a divisão do trabalho produz solidariedade e coesão : ela implica regras e princípios que conectam todos os membros da solidariedade de maneira duradoura.
E)todas as opções acima citadas me falam de solidariedade orgânica.

5)Ao estudarmos Émile Durkheim aprendemos sobre Solidariedade mecânica.Demonstre que aprendeu completando as lacunas.
Nas sociedades mais________________ existe uma integridade equilibrada entre as partes porque elas diferem muito pouco entre si. As tarefas são divididas ou por ___________ ou por idade. Mesmo quando ocorre uma especialização de diferentes ofícios ou saberes, isso não se deve á vocação profissional ou ao talento individual , e sim por que aprendeu com seus ______________e irá repassar aos seus sucessores.Não depende de uma reflexão intelectual ou de uma escolha. O nível de coesão é ____________. O sentido do nós é mais forte do que o sentido do__________. O coletivo é que define o individual: o bem-estar do grupo é o que dá sentido, e a tradição informa a direção a__________.
A) altíssimo, eu, seguir,Simples, antepassados, sociedade, gênero, mecânica.

B) Simples, gênero, antepassados, altíssimo, eu, seguir.
C) Simples, gênero, altíssimo, antepassados, eu, seguir.
D) Simples, antepassados, gênero, altíssimo, eu, seguir,
E) altíssimo, eu, seguir, Simples, antepassados, gênero.





01 02 03 04 05
A B D E B

Nenhum comentário:

Postar um comentário